segunda-feira, 1 de setembro de 2014

...para ler e rezar a Palavra de Deus

ALGUMAS INDICAÇÕES
 PARA LER E REZAR A PALAVRA DE DEUS

ENTRAR NA ORAÇÃO
1.     Dispor-se
·         A oração é um tempo de Encontro e, como todo encontro, pede tempo e disponibilidade ao dialogo.
·         Encontro um LUGAR e defino um TEMPO (poderia ser 30 minutos por dia) para me dedicar a este “Encontro”.
2.     Preparar-se
·         Faço silêncio interior e exterior.
·         RESPIRO lentamente, suavemente. Tomo COSCIÊNCIA de que estou na PRESENÇA de DEUS.
·         Faço com devoção o sinal da cruz.
3.     Situar-se
·         Entrego ao Senhor meus pensamentos... as situações... as pessoas que trago no coração. Será o Senhor a guardar-lhes neste tempo que eu dedico a Ele.
·         Peço ao Espírito Santo o dom do silêncio e da escuta profunda da Palavra de Deus.
ESTAR EM ORAÇÃO
4.       Meditar Na Palavra de Deus encontro...
·         JESUS QUE É VERDADE, a verdade que ilumina a minha vida.
-   LEIO com atenção e com calma o trecho do Evangelho proposto para o dia. Uso minha mente para imaginar-me na cena descrita, faço atenção às pessoas que estão descritas, tento colocar-me no lugar delas.
-   Leio mais vezes o trecho e paro na palavra ou na frase que mais me tocou. Ali Jesus quer me falar.
·         JESUS QUE É CAMINHO. Ele mesmo se faz caminho, e é este caminho que sou chamado(a) a percorrer para viver uma vida em plenitude.
-   CONFRONTO meu jeito de viver com aquele que Jesus me mostrou no Evangelho. Peço perdão se reconheço que estou indo por outro caminho.
-   Não é suficiente conhecer a verdade: preciso vivê-la e orientar minhas escolhas nesta direção.
·         JESUS QUE É VIDA. É Ele que me capacita para viver o que Ele mesmo me mostrou ser a verdade e o caminho a seguir.
-   PEÇO a graça, o dom para viver o que a Palavra suscitou em mim.
-   Jesus é o bom Mestre que quer me doar à graça para continuar em seu seguimento.
·         Concluo este Encontro com uma oração que nasce do meu coração e peço à Maria, minha mãe, de me acompanhar na caminhada.
-   Faço novamente o sinal da cruz.
VIVER A ORAÇÃO
5.     Revisar
·         Escrevo no meu “caderno espiritual” o que foi mais importante na oração: o texto mais significativo (palavras, frases, imagens); os pensamentos predominantes; os sentimentos que vivi (alegria, medo, inquietação, paz, consolo...); os apelos que recebei; o passo que esta Palavra me convida dar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário